Saiba tudo sobre o incrível mundo dos queijos

23, nov, 2016 | Curiosidades

Queijo é uma delícia e faz bem para a saúde. Se você é apaixonado por queijo, esse artigo é pra você.

O queijo é um dos alimentos mais antigos. Sua fabricação data do ano 10 mil a.C., em uma época em que os cabras e ovelhas eram domesticadas por pastores egípcios. Além disso, era uma das principais fontes de alimentação daquela época.

O queijo é produzido pela coagulação do leite. Em sua fabricação são usados: leite de vaca, ovelha, cabra, búfala e outros mamíferos. Existem vários tipos de queijo. Só na França existem mais de 400. Podem se diferenciar pelo tipo de mamífero, teores de gordura, tempo de envelhecimento e tipos de bactérias utilizadas para produzir acidificação e bolores.

Um dos queijos mais importantes é o Parmigiano Reggiano, que só pode levar esse nome quando produzido em Modena na Itália. Surgiu na Idade Média, por volta do ano 1100, quando monges beneditinos começaram a revitalizar os pântanos utilizando vacas. Como produziam uma grande quantidade de leite, era necessário transformá-lo em algum produto para poder conservá-lo durante os longos meses de inverno. Assim, utilizaram caldeiras rudimentares para criar um queijo duro, grande e que poderia ser mantido por bastante tempo. Até hoje nada mudou. Os ingredientes, técnicas e lugares foram mantidos e os mestres guardaram segredos de um dos queijos mais consumidos do mundo, o famoso parmesão.

O queijo brie original deve ser produzido na região de Seine-et-Marne que fica na zona sul de Paris. A lenda sobre sua história diz que o imperador Carlos Magno, provou o queijo em um monastério e ao provar decretou como seu prato predileto.



Existe um queijo com larvas de moscas e é caro

 

Em 1956, as ruas de Puglia, na Itália, ficaram cobertas por quase dois metros de neve e uma temperatura inferior a 10 graus negativos. Com a dificuldade de locomoção causada pela neve, Bianchino criou um frasco de queijo recheado de manteiga de stracciatella, um queijo filamentado com creme de leite ou manteiga com a intenção de reaproveitar os resíduos de pasta cortada que sobrava da fabricação da tradicional mozzarella. As trouxinhas formadas eram de fácil transporte no inverno rigoroso e a consistência cremosa do queijo deu origem a manteiga especial daquele inverno: a burrata di Andria, que consiste em uma mozzarella recheada com massa fresca e creme leite e que permanecem da forma mais tradicional até hoje.

O queijo coalho surgiu no Nordeste do Brasil e data da instalação das primeiras fazendas nos sertões da região. O queijo coalho, de acordo com historiadores, é produzido há mais de 150 anos e surgiu porque os viajantes acondicionavam o leite em uma bolsa feita do estômago de animais. Na viagem o leite coagulava e originava uma massa que deu origem ao amado queijo coalho.

Muita gente, por erro, corta todos os tipos de queijo da dieta. Mas o queijo é capaz de equilibrar a flora digestiva e ajuda a reduzir a gordura corporal. E comprovadamente tem ações positivas contra diversos tipos de câncer, já que ajuda a inibir a proliferação de células mutantes.

O queijo mais caro do mundo é da Sérvia

 

Tem gente que faz cara feia para os fungos do queijo gorgonzola, mas existe um queijo chamado Casu Marzu, feito de leite de ovelha e contém larvas vivas. Ele foi inventado na Sardenha e é deixado em ambiente aberto para que moscas depositem seus ovos e o ele se encha de larvas. Ele é proibido mas faz o maior sucesso no mercado negro. Outra curiosidade é que o queijo mais caro do mundo é o pule, da Sérvia. Ele é feito com leite de burra e custa cerca de R$ 3.000,00 o quilo.

Queijo é realmente uma delícia, e é muito difícil a resistir à tentação. Aqui no Caseratto, boas opções com queijo é o que não faltam. Aqui você encontra maravilhosos dadinhos de queijo coalho que acompanham geleia de pimenta. Um pastel de queijo que vai bem com tudo. Espetinho de queijo coalho que não tem erro. Para quem procura sofisticação e combinação de sabores, vale a pena experimentar a Burrata com redução de tangerina e molho pesto e o Queijo brie com redução de frutas vermelhas.

Pensou em comida boa, pensou em Caseratto. Sempre.

Saiba tudo sobre o incrível mundo dos queijos
Saiba tudo sobre o incrível mundo dos queijos
Saiba tudo sobre o incrível mundo dos queijos

Assine para receber novidades: promoções, datas especiais, drinks novos e dicas.

UNIDADE MARISTA: R. 1132, 755 - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-110

UNIDADE PASSEIO DAS ÁGUAS SHOPPING: Av. Perimetral Norte, 8303, Goiânia - GO, 74445-360

Pin It on Pinterest

Share This