Como harmonizar vinhos para uma degustação completa
Vinho é tudo de bom, melhor ainda quando harmonizado corretamente para deixar a refeição encantadora e completa.
Vinho é sem dúvida uma das bebidas mais apreciadas do mundo. É muito difícil encontrar alguém que não se renda aos encantos dos mais variados tipos de vinhos. Doces, secos, brancos e tintos, todos são muito especiais e ficam melhores ainda quando combinados corretamente na hora da refeição. Harmonizar vinhos é uma das partes importantes pra quem aprecia uma boa comida. Ao contrário do que muita gente pensa, não é tão difícil escolher um vinho que combine com a sua refeição.
Harmonizar com carnes vermelhas
Carne vermelha grelhada pede vinhos tintos de médio corpo ou jovens. Quando acompanhada de um molho mais forte, o ideal é optar por vinhos mais maduros e robustos ou de corpo médio.
Filé mignon, por exemplo harmoniza bem com vinhos Pinot Noir. Contrafilé harmoniza com Cabernet ou Syrah. Se o molho é apimentado vai bem com Riesling ou Sauvignon Blanc. Já molhos amanteigados ou de queijos harmonizam com Cabernet ou Syrah.
Harmonizar com massas
Massas que levam molho branco podem ser acompanhadas com vinhos tintos jovens e leves, ou até de corpo médio. Também combinam com espumantes brut e com brancos maduros ou jovens. Massas à base de tomates pedem vinho rosé, que combina mais com o fruto de gosto sutil e refinado. Agora se o molho for à bolonhesa, pede um vinho vermelho com boa textura, por exemplo: Cabernet Sauvignon. O molho pesto, delicado e delicioso, deve acompanhar um bom vinho branco como o Chardonnay.
Harmonizar com peixes e sushis
Comida leve pede um vinho leve e a harmonização também deve ser feita de acordo com o molho escolhido. Para esse tipo de prato, o recomendado é escolher entre um vinho branco levemente maduro ou seco frutado. Quem sabe ainda um espumante demi-sec ou brut.
Harmonizar com bacalhau, salmão, sardinha e atum
O bacalhau, por ser um prato bem forte e com muita presença de sabor pede um vinho branco de bom corpo e maduro. Você também pode optar por um vinho tinto de médio corpo e mais jovem.
Harmonizar com aves grelhadas e peru
A harmonização com aves depende bastante do molho escolhido ao servi-las. No geral, as melhores opções são os vinhos brancos secos de boa estrutura, espumantes brut, ou até vinhos tintos de médio corpo. Para o peru, escolha entre o vinho tinto de médio corpo ou um vinho branco leve, seco e bem estruturado.
Harmonizar com sobremesas
Para uma boa combinação entre vinhos e sobremesas, alguns cuidados são necessários:
- Se a sobremesa leva café, tente servi-la com vinhos do tipo licorosos, pouco oxidados e que lembrem o aroma do café.
- Quando a sobremesa levar frutas o cuidado com o vinho deve ser para buscar manter o sabor delicado da sobremesa. Frutas têm sabores complexos que devem ser apreciados e mantidos. Portanto invista em um vinho leve, de baixo teor alcoólico e aromas cítricos na hora de escolher. No caso das frutas secas, opte por vinhos envelhecidos, não muito oxidados. O ideal é um vinho branco ou do porto.
- Sobremesas com doce de leite, muito doces, pedem um vinho que seja o contrário, pensado para não deixar a sobremesa enjoativa. Invista em um rótulo ácido.
- Sobremesas com chocolate, pedem algo forte, por conter cacau, gordura e açúcar. O chocolate é muito presente e rouba os sabores. O vinho precisa ter sabor e aromas marcantes. Não utilize vinho branco nesses casos. O vinho deve ser intenso, assim como a sobremesa.
E depois de tanta informação, fica muito mais fácil escolher o rótulo certo para acompanhar seu prato, não é? Aqui no Caseratto, a Adega é completíssima. Idealizada para proporcionar momentos incríveis do prato ao vinho.