Conheça os variados estilos e famílias de cerveja

fev 2, 2017 | curiosidades

A bebida mais consumida mundo afora tem diversos estilos e se você gosta é uma boa ideia experimentar todos e se aprofundar no tema

 

A cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada. É produzida através da fermentação de materiais com amido e principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. O preparo da cerveja começa pela água, como parte importante do processo, lúpulo e fermentos, daí, pode-se acrescentar frutas, ervas e novos temperos. A partir da definição básica de cerveja, é possível encontrar diversas variedades que são definidas a partir dos métodos de produção, ingredientes utilizados, cor, sabor, receitas, histórias, aromas e origem.

Se você é fã de cerveja e quer entrar de cabeça no assunto, é hora de ficar por dentro de boa parte das famílias e estilos de cerveja.

LAGER

São cervejas de baixa fermentação, geralmente mais leves e claras, dentro dessa mesma família existe uma grande variedade de cores, aromas, potência de corpo e complexidade.

Pilsen: são cervejas douradas, brilhantes e que apresentam um leve amargor, seu estilo original vem da cidade de Pilsen na República Tcheca.

Schwarzbier: são cervejas escuras, produzidas a partir de maltes torrados e possui toques de chocolate, café e cacau. Apresenta baixo para médio corpo e de paladar seco no final.

Bock: são cervejas de cor avermelhadas, e podem variar de mais claras a mais escuras, seu aroma é maltado e de médio corpo e o teor alcoólico deve ser superior a 6,3%.

Malzbier: cerveja escura e doce, de baixo teor alcoólico e muito famosa no Brasil. Na Alemanha corresponde a bebida energética. Quase todas as cervejarias brasileiras possuem sua versão de Malzbier, se trata uma lager que após a filtração são adicionados caramelo e xarope de açúcar, caracterizando sua cor e sabor.



ALE

Caracterizadas por cervejas de alta fermentação. Geralmente possuem maior corpo e de paladar frutado. Seus aromas são muito variados.

Weizenber ou Weissbier: são cervejas de trigo, típicas da região da Bavária. Em sua grande maioria não são filtradas e também existe a versão bock desse estilo.

English Pale Ale: típica da Inglaterra, tem uma cor mais clara, são cervejas que produzem menos colarinho por ter baixa carbonatação e tendem a ser mais amargas.

American Ale: a nova geração das Ales, sua coloração parte do levemente dourado até o marrom, um aroma forte e floral com notas de caramelo, paladar cítrico e algumas versões podem ser condimentadas. Este estilo de cerveja é bastante carbonatada com espuma persistente.

Stout: são cervejas mais encorpadas, maior teor alcoólico e com espuma castanha e cremosa.

Porter: elaborada com malte bastante torrado, é uma cerveja de cor escura, seu aroma lembra nozes, chocolate e café.

Indian Pale Ale: se caracteriza por ser bastante lupulada, sabor frutado e de médio teor alcoólico, geralmente é mais amarga e tem características aromáticas cítricas e florais.

LAMBICS

São cervejas de fermentação espontânea. Possuem um paladar bem distintas e lembram um vinho espumante.  Geralmente são feitas de trigo, porém não são adicionadas leveduras, ficando a fermentação a cargo dos agentes naturais. Trata-se de um tipo muito peculiar de cerveja, dotada de muitos aromas que podem variar do frutado ao cítrico. Quase todas as cervejas deste tipo são belgas.

OUTRAS FAMÍLIAS

Dentro de todas as famílias, ainda existe uma grande variedade de estilos e uma infinidade de rótulos tanto de cervejas importadas, quanto nacionais. A variedade é tanta, que não foram citados todos os tipos de cerveja neste texto.

E se você gosta de cerveja, o lugar certo é o Caseratto. Opções para todos os gostos, com vários estilos que vão das tradicionais às especiais, e claro, sempre geladinhas para elevar o nível de qualquer momento. Vem provar e aprovar novos estilos de cerveja com a gente.

Categorias