Quais fatores interferem no sabor do vinho?

3, jan, 2017 | Curiosidades

Vinhos da mesma safra e feitos com a mesma uva podem apresentar sabor e aromas diferentes.

Os vinhos possuem diferentes aromas, ainda que tenham sido produzidos pela mesma uva e safra. E o responsável por isso é o terroir.

A palavra terroir é bastante conhecida no mundo dos vinhos e significa que o estilo de um vinho é o reflexo de sua origem, ou seja, a particularidade em cada garrafa se dá pela relação do cultivo da uva e da produção do vinho, engloba altitude, temperatura, envelhecimento e região do cultivo, por isso são indicados nos rótulos o local de produção das uvas e o nome das suas castas.

Para sintetizar isso, uvas cultivadas em locais mais ensolarados, por exemplo, perdem a acidez mais rapidamente devido ao amadurecimento precoce, o que não acontece quando a mesma uva está em um ambiente frio. Quando se trata de altitude, as uvas produzidas são mais adstringentes do que as que são localizadas em baixas altitudes.



Vários fatores interferem no terroir

Existem regiões em que a interação da natureza é muito mais marcante, sendo até reconhecida e produzindo rótulos já tradicionais. A região da Borgonha, na França, os vinhos são produzidos a partir das uvas ícones da região: Chardonnay (branca) e Pinot Noir (tinta). Na região Côte d’Or, também são produzidos Pinot Noir excepcionais e encorpados mas precisam de mais tempo para evoluir e mostrar a grande variação de aromas e gostos, enquanto em Côte de Beaune se produzem Pinot Noir elegantes e delicados, menos complexos e que precisam de menos tempo para evoluir.

É importante saber que vários aspectos interferem no terroir. Os aspectos do solo têm um papel específico no resultado final do vinho produzido. É o solo que dá suporte às raízes da videira e proporciona os elementos nutritivos. O clima determina a qualidade da uva e claro, do vinho produzido. Geralmente o clima ideal é o temperado e com grande amplitude térmica: temperaturas mais altas durante o dia facilitam o amadurecimento enquanto o frio da noite faz com que a planta descanse, contribuindo para uma vida mais longa da videira. As chuvas durante o ano influenciam a reação da videira, de acordo com a época.

É sempre importante lembrar que o vinho é um elemento vivo e as condições de cultivo e produção são muito importantes para a qualidade, sabor e aroma da bebida. E se você quer curtir vinhos de diferentes regiões, aromas e sabores. Além de exigir uma qualidade excelente, o Caseratto é o lugar ideal. Vem apreciar um bom vinho.

Assine para receber novidades: promoções, datas especiais, drinks novos e dicas.

UNIDADE MARISTA: R. 1132, 755 - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-110

UNIDADE PASSEIO DAS ÁGUAS SHOPPING: Av. Perimetral Norte, 8303, Goiânia - GO, 74445-360

Pin It on Pinterest

Share This